Arte/Educação

ESTOU POSTANDO AS SACOLINHAS DO PROJETO QUE ESTAMOS REALIZANDO NA MINHA SALA: CONSTRUINDO HISTÓRIAS. O PROJETO AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO. SÃO LIVROS QUE CONSTRUÍMOS E AS CRIANÇAS LEVAM NESSAS SACOLINHAS PARA OS PAIS LEREM COM ELES EM CASA. POR ENQUANTO ESTÁ MUITO LEGAL.











Olá Pessoal! Aqui vai mais uma dica:









Confeccionei esse cubo com 6 caixas de leite, colei-as com fita larga e encapei com eva. Ele pode ser usado com  crianças de diferentes idades e formas, basta usar a criatividade, ele é bem colorido e as crianças adoram:

  • Com os pequenos auxilia na fala. A criança joga o dado e deve falar o nome da figura que está visualizando;
  • Com os maiores pode-se trabalhar com projetos de animais, plantas, etc e eles jogam o dado e devem dizer as características do objeto, flor ou animal que a face do dado caiu;
  • Pode pedir a criança que conte uma história e o professor como escriba, monta um livrinho para todos ao final do trabalho. E ainda as crianças podem ilustrar as páginas da história.
  • Ainda pode combinar uma brincadeira com ele: As crianças dançando ao som de uma música, uma criança fica responsável por jogar o dado quando a música parar e ao jogar e aparecer o carrinho, p. ex., vamos levantar as mãos. E assim por diante. Essa brincadeira trabalha atenção, concentração, memória e diversas outras habilidades, além de ser bastante prazerosa.








Mais ideias de ponteiras como lembrancinhas:










LEMBRANCINHA DE VOLTA AS AULAS OU INÍCIO DE AULA:

Essa pode ser entregue aos maiores.


Essa foi entregue a meus bebês!!!













Fiz esse cartaz de aviso para colocar na porta de entrada da minha sala com motivos de palhaços. É um tema bem legal e que todas as crianças gostam...


Veja os detalhes: a escrita fiz com aquele alfabeto móvel. Os palhacinhos ao lado fiz com o modelo do prendedor.























Esse palhacinho eu comprei nessas lojas de 1,99 para compor o visual.










TRABALHANDO COM CRACHÁS...

Em 2011, trabalhei numa sala com crianças de 3 e 4 anos. Adorei essa faixa etária. As crianças são bastante curiosas e estão com sede de aprender, aliás, isso é bem comum em todas as idades.

Trabalhei bastante o nome delas de forma lúdica e como resultados elas saíram da fase 4 reconhecendo o próprio nome e dos colegas de sala. Acho bem interessante compartilhar isso com vocês, pois o conhecimento deve circular para auxiliar outras pessoas. Acredito que essas atividades com crachá servem também para crianças com outras idades.

Comecei o trabalho deixando os nomes expostos no meu armário, colei imãs atrás de cada nome e também uma aba que colei no primeiro dia de aula para facilitar o meu reconhecimento e ir acostumando os pequenos com seus nomes.


Veja algumas dicas de crachás:













O crachá abaixo pode ser utilizado com crianças de 5 e 6 anos. Acima tem o nome da criança em letra caixa alta e embaixo tem a escrita "de mão". Esse crachá é para ficar na mesa ou no meio do caderno para que a criança possa consultá-lo assim que sentir necessidade. Ao lado é possível fazer o auto retrato do portador do crachá, é mais uma forma de identificação e eles adoram essa parte. Para durar mais pode-se plastificá-los, assim o manuseio fica bem mais tranquilo.




Com o desenho ficaria assim:





Algumas dicas para confeccioná-los:

·       Escrever os nomes com letra caixa alta e grande, facilita a identificação da criança a certa distancia;

·       Destacar a letra inicial;

Você também pode pedir que a criança ilustre seu próprio crachá, ela ficará feliz em ilustrar seu nome e também poderá, mais tarde identificar seu crachá pelo desenho. Fiz essa atividade com a crianças de 3 e 4 anos deu certo.



Se alguém tiver outra sugestão me avise...






Pensando na decoração da sala de aula, fiz uns bichinhos que pode ser usado como porta-treco ou para guardar o material das crianças, como lápis, giz ou canetas hidrográficas.















A confecção é minha, mas os Moldes são da revista Projetos Escolares. Ano 6, nº 69

Nenhum comentário:

Postar um comentário